A Associação Santo Mamede, Pessoa Coletiva de Utilidade Pública número 503 123 668, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), devidamente registada na Direção Geral da Ação Social, com o n.º 5/95, a fls. 22 Verso, do Livro n.º 6 das Associações de Solidariedade Social, em 08/09/1994, tem sede no Largo da Igreja, freguesia de S. Mamede de Ribatua, concelho de Alijó.

sedeA Associação Santo Mamede foi fundada em 26/01/1994, por um grupo de dedicados voluntários que conseguiram reunir as necessárias condições para a criação de um Serviço de Apoio Domiciliário, designadamente através de um protocolo, celebrado com o Município de Alijó em 22 de Março de 2005, para a cedência, a título gratuito e pelo prazo de 10 anos, renováveis, das atuais instalações, e de um Acordo de Cooperação celebrado em 15 de Maio de 2006 com o Instituto da Segurança Social, IP – Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real.

 A criação do Serviço de Apoio Domiciliário e os acordos celebrados tiveram como pressuposto essencial o apoio na área populacional da terceira idade, designadamente:

- Apoiar as pessoas idosas e mais carenciadas na satisfação das necessidades básicas e atividades da vida diária, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida;

- Contribuir para a permanência das pessoas mais idosas no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso a estruturas residenciais;

- Promover estratégias de desenvolvimento da autonomia;

- Prestar os cuidados e serviços adequados às necessidades dos utentes, bem como facilitar o acesso a serviços da comunidade.